Apresentações de trabalho

Nesta página encontram-se os títulos das apresentações de trabalhos feitas membros do LabLing:


BIN, Pedro Ricardo. The Use of Representational Gestures During Bilingual Language Production: A Study with Brazilian Portuguese-English Late Bilinguals. Comunicação apresentada no evento Research Festival. Dezembro de 2023. [Comunicação oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos. Aprendendo a ler em L2: um estudo de caso com o GraphoGame. Novembro de 2023. [Comunicação oral]


THELES, Ravenna Filocreão da Silva; WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. As possibilidades do GraphoGame Brasil na alfabetização de adultos em contexto pós-pandemia. Novembro de 2023. [Comunicação oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos. Descascar um abacaxi: como expressões idiomáticas são processadas por falantes bilíngues de português e inglês?. Outubro de 2023. [Comunicação oral]


MOTA, Mailce Borges; BIN, Pedro Ricardo; WISINTAINER, Danielle dos Santos; RIGATTI, Pietra Cassol. Oficina ‘Ciência aberta: o que é e por que é importante para as ciências da linguagem?’ ministrada no PPGLinguística UFSC. Setembro de 2023. [Comunicação oral]


ANGELI, Natália Pinheiro. What’s happening in the bilingual brain? A seminar on the use of electrophysiological methods in the study of bilingualism. 2023. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo. Ciência Aberta e sua importância para as Ciências da Linguagem. Palestra ministrada na aula da disciplina LLE8459 ? Linguagem, Cognição e Cérebro, do curso de graduação em Letras-Inglês da UFSC. 2023. [Palestra]


BIN, Pedro Ricardo; BRITO, Isadora da Silva; ARAUJO, Larissa Rodrigues. Narrativa Interativa no Ensino de Língua Adicional: da Análise Crítica de Necessidades até a implementação na sala de aula. Palestra ministrada na disciplina ‘LLE8067 – Jogos e Dinâmicas no Ensino e Língua Estrangeira’. 2023. [Palestra]


BIN, Pedro Ricardo. Open science and preregistration:an overview. Palestra ministrada na disciplina ‘PGI410204 – Pesquisa em Estudos Linguísticos’ (PPGI/UFSC). 2023. [Palestra]


MOTA, Mailce Borges. Ciência aberta no Sul Global. Comunicação apresentada na mesa redonda sobre Políticas de Comunicação Pública da Ciência. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XIV ENPEC). Outubro de 2023. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo. Compartilhar ou não compartilhar? Eis a questão: Considerações sobre o compartilhamento de dados de pesquisa no cenário da ciência aberta. Pôster apresentado no XIII Congresso Internacional da Abralin. Outubro de 2023. [Pôster]


COMIOTTO, Ariela Fátima; BERTIOTTI, Julia. Aferição da proficiência em bilíngues falantes de línguas minoritárias: uma análise descritiva. 2023. Comunicação apresentada no XIII Congresso Internacional da Abralin. Outubro de 2023. [Comunicação oral]


DE ANGELI, Natália Pinheiro; BIN, Pedro Ricardo; RIGATTI, Pietra Cassol. Bilíngues: onde vivem, quem são, quais línguas falam? Uma replicação metodológica de Wagner, Bialystok e Grundy (2022). Comunicação apresentada no XIII Congresso Internacional da Abralin. Outubro de 2023. [Comunicação oral]


MOTA, Mailce Borges. Ciência aberta na psicolinguística experimental do sul global. Palestra de abertura do encontro do GT de Psicolinguística no 37o. ENANPOLL. Outubro de 2023. [Palestra]


MOTA, Mailce Borges; BIN, Pedro Ricardo; DE ANGELI, Natália Pinheiro; WISINTAINER, Danielle dos Santos. Ciência Aberta na Psicolinguística Experimental do Sul Global. Palestra de abertura do encontro do GT de Psicolinguística no XXXVII ENANPOLL. Outubro de 2023. [Palestra]


DE ANGELI, Natália Pinheiro; ADAMCZYK, Pedro Vitor Freixiela; BIN, Pedro Ricardo. Efeitos de priming estrutural no processamento de sentenças passivas em português brasileiro. Pôster apresentado no encontro do GT de Psicolinguística durante o XXXVII ENANPOLL. Outubro de 2023. [Pôster]


RIGATTI, Pietra Cassol. Mesa redonda ‘As possibilidades para a popularização e a comunicação da psicolinguística’ no 37° ENANPOLL. Outubro de 2023. [Comunicação oral]


MOTA, Mailce Borges; WISINTAINER, Danielle dos Santos; RIGATTI, Pietra Cassol. Minicurso ‘Desmistificando o bilinguismo’ apresentado na XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Setembro de 2023. [Comunicação oral]


BERTIOTTI, Julia; COMIOTTO, Ariela Fátima; MOTA, Mailce Borges. O code-switching a partir da psicolinguística: uma revisão de literatura. Comunicação apresentada na XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Setembro de 2023. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; DE ANGELI, Natália Pinheiro; MOTA, Mailce Borges. A Avaliação da Memória Declarativa em Estudos de Aquisição de Segunda Língua: Uma Revisão de Escopo. Comunicação apresentada na XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Setembro de 2023. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; BRITO, Isadora da Silva; ARAUJO, Larissa Rodrigues. Formação Docente Inicial durante a Pandemia de Covid-19: Reflexões sobre a Implementação de uma Narrativa Interativa na Sala de Aula de Inglês como Língua Adicional. Comunicação apresentada na XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Setembro de 2023. [Comunicação oral]


RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges; PUGH, K.. Haitian Creole co-activation facilitates word recognition in Brazilian Portuguese. Poster apresentado na AMLAP 2023. Setembro de 2023. [Pôster]


BIN, Pedro Ricardo. Introduction to Open Science Basics: Preregistration. Lightning Talk apresentada no evento Unconference on Open Scholarship Practices in Education Research. Março de 2023. [Comunicação oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. Does language dominance interfere during the processing of figurative and literal uses of phrasal verbs?. Dezembro de 2022. [Comunicação oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. Figure out or understand? The processing of figurative phrasal verbs by native and nonnative speakers of English. Dezembro de 2022. [Sequência de Tweets]


RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges. ‘Processamento de palavras cognatas entre crioulo haitiano e português brasileiro’ apresentada no evento I Encontro Brasileiro de Psicolinguística | IV Encontro Mineiro de Psicolinguística. Novembro de 2022. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo. A ciência aberta e a linguística no Brasil. Apresentação no minicurso ‘Bilinguismo e cognição’, oferecido no I Encontro Brasileiro de Psicolinguística | IV Encontro Mineiro de Psicolinguística. Novembro de 2022. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; ANGELI, Natália Pinheiro; MOTA, Mailce Borges. Testagem de memória procedural em estudos psicolinguísticos. Comunicação apresentada no I Encontro Brasileiro de Psicolinguística | IV Encontro Mineiro de Psicolinguística (1 EBP | 4 EMP). Novembro de 2022. [Comunicação oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. Break up or end: verbos lexicais facilitam o processamento de phrasal verbs?. Novembro de 2022. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; ANGELI, Natália Pinheiro; MOTA, Mailce Borges. Preregistration: a practice for the language sciences. 2022. [Sequência de Tweets]


BIN, Pedro Ricardo. Pré-registro de estudos: uma prática na ciência aberta. Palestra (online) ministrada na disciplina ‘LET 2461 – Metodologia Experimental no Estudo da Linguagem’ (PPGEL/PUC-Rio). 2022. [Palestra]


BIN, Pedro Ricardo. Pré-registro de estudos: uma prática da ciência aberta para as ciências da linguagem. Palestra (online) ministrada em uma reunião do projeto de pesquisa financiado pelo edital nº 12/2021 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia (CAPES). 2022. [Palestra]


ANGELI, Natália Pinheiro. O que os efeitos de priming entre línguas nos mostram sobre o processamento sintático multilíngue?. 2022. [Comunicação oral]


CARVALHO, Luiza De Melo; RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges. ‘Investigating lexical access and spelling-sound knowledge in word naming in multilinguals’. 2022. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; DE ANGELI, Natália Pinheiro; MOTA, Mailce Borges. A testagem de memória não-declarativa em estudos psicolinguísticos: uma revisão de escopo. Comunicação apresentada no XIV Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). Setembro de 2022. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; MOTA, Mailce Borges. Adaptação de experimentos psicolinguísticos para a modalidade remota. In: 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC). Setembro de 2022. [Vídeo]


GICK, Maísa; MOTA, Mailce Borges. Adaptações neurocognitivas associadas à alfabetização de crianças e adultos: efeitos nos sistemas de memória, controle atencional e processamento da linguagem. In: 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC). Setembro de 2022. [Vídeo]


BIN, Pedro Ricardo; RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges. (Open) Science and its communication for Linguistics. In: II Conferência Internacional de Linguística no Twitter (LinguisTweets 2). 5 de dezembro de 2021. [Sequência de Tweets]


ANGELI, Natália Pinheiro; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. Syntactic Priming Effects in BP Adult Speakers. In: II Conferência Internacional de Linguística no Twitter (LinguisTweets 2).  5 de dezembro de 2021. [Sequência de Tweets]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. O processamento de expressões idiomáticas em L2: há ativação da primeira língua? In: XIII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 24 de novembro de 2021. [Comunicação oral]


ALVES, Fernanda da Costa. Influência da consciência fonológica em L1 e L2 na aprendizagem de vocabulário na L2. In: XIII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 24 de novembro de 2021. [Comunicação oral]


CARVALHO, Luiza de Melo; RIGATTI, Pietra Cassol. Conhecimento da relação grafema-fonema no contexto do multilinguismo: o acesso lexical é seletivo ou não-seletivo? In: XIII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 24 de novembro de 2021. [Comunicação oral]


SANTOS, Rayla Rocha dos. Jogos digitais e aprendizagem de vocabulário em inglês como L2: uma experiência com estudantes do Ensino Fundamental. In: XIII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 24 de novembro de 2021. [Comunicação oral]


CARVALHO, Luiza de Melo. Visual word recognition in a novel writing script: The influence of L2 English in L3 Korean. In: Research Festival. 17 de novembro de 2021. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo. MOTA, Mailce Borges. Pré-registro de estudos: o que é e por que fazer? In: XII Congresso Internacional da Abralin (InterAb12). 27 de setembro de 2o21. [Vídeo-pôster]


COMIOTTO, Ariela Fátima; MOTA, Mailce Borges. Cuesta le una fenestra ou janela? Um estudo psicolinguístico sobre o custo de troca na alternância de línguas em bilíngues português-talian. In: XII Congresso Internacional da Abralin (InterAb12). 23 de setembro de 2021. [Vídeo-pôster]


RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges. Um panorama sobre consciência fonológica. In: XII Congresso Internacional da Abralin (InterAb12). 24 de setembro de 2021. [Vídeo-pôster]


BIN, Pedro Ricardo; MOTA, Mailce Borges. Uso de ferramentas para testagem de processamento linguístico na modalidade remota. In: 31º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC). Setembro de 2021. [Vídeo]


VENTURA, Eliani; MOTA, Mailce Borges. Frequência e repetição: efeitos no processamento de estruturas morfológicas e sintáticas complexas. In: 31º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC). Setembro de 2021. [Vídeo]


COELHO, João Luiz; MOTA, Mailce Borges. Evidências da Morfologia Flexional do Português Brasileiro para Modelos de Processamento Linguístico. In: 73ª Reunião Anual da SBPC. 18-24 de julho de 2021. [Vídeo-pôster]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. Break down or Split: Evidência do Processamento de Phrasal Verbs Figurativos e Literais por falantes não-nativos de inglês. In: XXXV Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL). 11-13 de dezembro de 2020. [Pôster]


MOTA, Mailce Borges. Formação de psicolinguistas no Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing): entre tentativas e erros, as aprendizagens. In: XXXV Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL). 11-13 de dezembro de 2020. [Comunicação oral]


COMIOTTO, Ariela Fátima; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. A produção oral de falantes de língua de herança: o uso de code-switching em bilíngues português-talian. In: XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 17 de novembro de 2020. [Comunicação oral]


MELO, Bruno Ferreira; MOTA, Mailce Borges. Uma investigação acerca da interface entre consciência fonológica em L1 e aprendizagem de vocabulário em L2. In: XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 17 de novembro de 2020. [Comunicação oral]


BIN, Pedro Ricardo; MOTA, Mailce Borges. O efeito de priming sintático e o impulso lexical: uma revisão sistemática da literatura. In: XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 17 de novembro de 2020. [Comunicação oral]


MICHELS, Jefferson; MOTA, Mailce Borges. Os efeitos do Yoga na aprendizagem de alemão como L2: um estudo com foco no vocabulário. In: XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 17 de novembro de 2020. [Comunicação oral]


RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges. Populações WEIRD e diversidade na pesquisa sobre bilinguismo em crioulo haitiano-português brasileiro. In: XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 17 de novembro de 2020. [Comunicação oral]


RIGATTI, Pietra Cassol; MOTA, Mailce Borges; PUGH, Keneth. Co-activation of Haitian Creole when reading in Brazilian Portuguese. In: Society for the Neurobiology of Language Annual Meeting. 21-24 de outubro de 2020. [Pôster]


ANGELI, Natália Pinheiro; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. Efeitos de priming sintático durante a compreensão da voz passiva: um estudo exploratório com falantes nativos adultos de PB. In: II Encontro Mineiro de Psicolinguística. 22 de setembro de 2020. [Vídeo-pôster]


COELHO, João Luiz; MOTA, Mailce Borges. Evidências da morfologia flexional do português para modelos de processamento linguístico. In: II Encontro Mineiro de Psicolinguística. 21 de setembro de 2020. [Vídeo-pôster]


ANGELI, Natália Pinheiro de. The Construction of Late Bilingual’s Syntax: a Study on Cross-Linguistic Syntactic Priming Effects During Comprehension. In: Research Festival. 10 de março de 2020. [Comunicação oral]


COELHO, João Luiz. Forty-one plus vinte e quatro: an investigation on arithmetic processing in low and high proficient late bilinguals. In: Research Festival. 10 de março de 2020. [Comunicação oral]


SANTOS, Rayla Rocha dos. Digital Games and L2 Vocabulary Learning: An Experience with Students from
Elementary School. In: Research Festival. 10 de março de 2020. [Comunicação oral]


ALVES, Fernanda da Costa. The influence of L1 and L2 Phonological Awareness on L2 Vocabulary Learning. In: Research Festival. 10 de março de 2020. [Comunicação oral]


MOTA, Mailce Borges. Dificuldades no aprendizado da leitura: o papel da memória de trabalho e possibilidades de intervenção pedagógica. In: Projeto de Extensão ‘Contribuições da Psicolinguística e da Neurociência no ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira’ (UFAC). 2020. [Palestra]


MOTA, Mailce Borges; JESUS, Daniela Brito de; SEGAERT, Katrien. Syntactic priming in Brazilian Portuguese sentence comprehension: an EEG study. In: 11th Annual Meeting of the Society for the Neurobiology of Language. 2019. [Pôster]


FLORES, Márcia Helena Bragio; MOTA, Mailce Borges. Crianças com transtorno do espectro do autismo no ensino fundamental: uma análise dos instrumentos de avaliação de habilidades linguísticas. In: XII Semana Acadêmica da Letras UFSC. 5 de junho de 2019. [Comunicação Oral]


RIGATTI, Pietra Cassol; ARÊAS DA LUZ FONTES, Ana Beatriz. O que e quanto você lê? Confiabilidade e validação de questionários de hábitos de leitura. In: XII Semana Acadêmica da Letras UFSC. 5 de junho de 2019. [Comunicação Oral]


COMIOTTO, Ariela Fátima. Realização dos róticos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul: o contato do português com o dialeto italiano. In: XII Semana Acadêmica da Letras UFSC. 6 de junho de 2019. [Comunicação Oral]


COMIOTTO, Ariela Fátima; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. O fenômeno do code-switching em falantes de língua de herança: uma análise preliminar dos falantes de português-talian. In: XII Semana Acadêmica da Letras UFSC. 5 de junho de 2019. [Comunicação Oral]


COELHO, João Luiz; MOTA, Mailce Borges. Evidências da Morfologia Flexional do Português Brasileiro para Modelos de Processamento Linguístico. In: XIII Semana Acadêmica de Letras UFSC. 5 de junho de 2019. [Pôster]


COELHO, João Luiz; MOTA, Mailce Borges. Evidências da Morfologia Flexional do Português Brasileiro para Modelos de Processamento Linguístico. In: Exchanging Experiences (UFSC). 2019.


COELHO, João Luiz; MOTA, Mailce Borges. Evidências da Morfologia Flexional do Português Brasileiro para Modelos de Processamento Linguístico. In: 29º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC). Agosto de 2019. [Vídeo]


COMIOTTO, Ariela Fátima; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. Code-switching am falantes de língua de herança: problemas e discussões sobre caso de bilíngues português-talian. In: XI Congresso Internacional da Abralin. 2-4 de maio de 2019 [Pôster].


RIGATTI, Pietra Cassol; ARÊAS DA LUZ FONTES, Ana Beatriz. Reading experience, working memory, and the quality of L2 lexical representations. In: XI Congresso Internacional da Abralin. 2-4 de maio de 2019 [Pôster].


SANTOS, Francineide Fátima Davies dos; COELHO, João Luiz. O processamento sintático na produção oral em L2: efeitos de priming sintático. In: X Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 12 a 14 de novembro de 2018.


FLORES, Márcia Helena Bragio; MOTA, Mailce Borges. Treinamento da capacidade da memória de trabalho e habilidades específicas de leitura: um estudo com alunos do ensino fundamental. In: XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 03 a 07 de junho de 2018. [Comunicação Oral]


HULSE, Alcione Alves; MOTA, Mailce Borges; XAVIER, Rosely Perez. Atenção espontânea de aprendizes sobre aspectos linguísticos do português como L2: um estudo sobre forma e significado em contexto de uso comunicativo da língua. In: XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 03 a 07 de junho de 2018. [Comunicação Oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. O processamento de phrasal verbs figurativos: evidência dos movimentos oculares de falantes não nativos de inglês. In: Encontro do GT de Psicolinguística. XXXIII ENANPOLL. 27 a 29 de setembro de 2018. [Comunicação Oral]


MOTA, Mailce Borges. Multilinguismo, diversidade e processamento linguístico em L2: a perspectiva da neurociência cognitiva. In: VII Ciclo de Debates em Linguagem: Tendências e Teses (PUC-RIO). 16-19 de setembro de 2018. [Palestra]


FELÍCIO, Adriana Rocha; MOTA, Mailce Borges. O priming sintático no processamento de sentenças passivas em português e inglês: um estudo translinguístico. In: IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 16-17 de novembro de 2017. [Comunicação Oral]


MOTA, Mailce Borges; KUERTEN, Anna Belavina; HAGOORT, Peter; SEGAERT, Katrien. O processamento sintático na dislexia do desenvolvimento: um estudo no paradigma de priming sintático. In: II Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar. 4-5 de setembro de 2017. [Comunicação Oral]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira. Eye movements during lexical access of a third language. In: European Conference on Eye Movements. 20-24 de agosto de 2017. [Pôster]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. Literal and figurative language processing: evidence from bilingual sentence reading. In: European Conference on Eye Movements. 20-24 de agosto de 2017. [Pôster]


JESUS, Daniela Brito de; Brandão, D. S.; MOTA, Mailce Borges. Priming sintático em português brasileiro: um estudo eletrofisiológico. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. 26-29 julho de 2017. [Comunicação Oral]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges; TEIXEIRA Elisângela Nogueira. O acesso lexical do inglês como terceira língua: uma análise de movimentação ocular. In: GELNE: Jornada Itinerante. 14-16 de junho de 2017. [Comunicação Oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; JUSTINO, Julia Sabrina; MOTA, Mailce Borges. O rastremento ocular como técnica de investigação do processamento linguístico. In: XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 05-09 de junho de 2017. [Comunicação Oral]


JESUS, Daniela Brito de; FELÍCIO, Adriana Rocha; MOTA, Mailce Borges. O paradigma de priming sintático em estudos de processamento da sentença. In: XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 05-09 de junho de 2017. [Comunicação Oral]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; JUSTINO, Julia Sabrina; MOTA, Mailce Borges. O registro do movimento dos olhos como técnica de investigação nos estudos da linguagem: contribuições para a Linguística Aplicada. In: V Colóquio de Linguística Aplicada. 8-10 de maio de 2017. [Comunicação Oral]


KUERTEN, Anna Belavina; MOTA, Mailce Borges; SEGAERT, Katrien; HAGOORT, Peter. Efeitos de priming sintático em crianças e adolescentes com dislexia do desenvolvimento. In: X Congresso Internacional da ABRALIN. 7-10 de março de 2017. [Comunicação Oral]


FELÍCIO, Adriana Rocha; MOTA, Mailce Borges. Priming sintático no processamento de sentenças em falantes de português-inglês. In: XII Encontro do CELSUL, 12-14 de setembro de 2016.


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. O processamento online de verbos lexicais e phrasal verbs em inglês como L2. 6o. In: Seminário Internacional de Linguística. 29 de setembro-02 de outubro de 2015.


MOTA, Mailce Borges; WEISSHEIMER, Janaína; KUERTEN, Anna Belavina; MORAES, Angela Mafra de Moraes. Morphological processing of adult dyslexics: a study of visual word recognition. In: 22nd Annual Meeting of the Cognitive Neuroscience Society. 28-31 de março de 2015.


FLORES, Márcia Helena Bragio; SANTOS, Luise Gabrielle; LETRO, Leda; MOTA, Mailce Borges. A provinha Brasil como instrumento de avaliação da alfabetização. In: IX Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 25-28 de maio de 2015.


JUSTINO, Julia Sabrina; MOTA, Mailce Borges. Efeitos da L1 no processamento do gênero gramatical da L2. In: IX Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 25-28 de maio de 2015.


SENA, Aline Marjorie de; KOROSUE, L. S.; MOTA, Mailce Borges. Tarefas de mensuração de memória de trabalho. In: IX Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 25-28 de maio de 2015.


KUERTEN, Anna Belavina; MORAES, Angela Mafra de; MOTA, Mailce Borges. Morphological processing in visual word recognition: a study with adult dyslexics. In: II World Dyslexia Forum, Belo Horizonte, 2014. Anais […]. Belo Horizonte, UFMG, 2014. [Comunicação oral] [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Investigando o processamento de cognatos português-inglês através da técnica de rastreamento ocular. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), 2014. Anais. […]. Natal, UFRN, 2014. [Comunicação oral] [PDF]


KUERTEN, Anna Belavina; MOTA, Mailce Borges. Processo de leitura: como funciona o cérebro da criança com dislexia. In: VI Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 29-31 de outubro de 2014.


SOUZA, Amarildo Lemes; MOTA, Mailce Borges. Capacidade de memória de trabalho e aquisição de vocabulário em língua estrangeiras por crianças. In: VI Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL). 29-31 de outubro de 2014.


SOUZA, Amarildo Lemes; MOTA, Mailce Borges. Capacidade de memória de trabalho e aquisição de vocabulário em língua estrangeiras por crianças. In: Congresso Internacional Estudos do Léxico e Suas Interfaces. 07-09 de maio de 2014.


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Investigando o processamento de cognatos português-inglês através da técnica de rastreamento ocular. In: Grupo de estudos linguísticos do Nordeste. 01-03 de outubro de 2014.


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. O contato linguístico e a aprendizagem do inglês por bilíngues. In: Colóquio Internacional ‘Contatos de Línguas: Mobilidades, Fronteiras e Urbanização’. 22-24 de outubro de 2013.


MOTA, Mailce Borges. A organização biocognitiva do léxico: contribuições da morfologia flexional. In: I Seminário de Pesquisas em Linguística: Língua e Cognição. 2013.


MOTA, Mailce Borges. Aquisição e processamento da morfologia verbal do PB como L2: dados preliminares. In: VII Congresso Internacional da Abralin. 2013


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. A influência translinguística na aquisição lexical do inglês como terceira língua. In: I Simpósio Internacional de Lexicografia e Linguística Contrastiva. 03-04 de dezembro de 2012.


MOTA, Mailce Borges. WM and L2 pre-task planning and performance. In: Memory and Second Language Acquisition: An International Language Learning Roundtable. 2012.


TOASSI, Pamela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Crosslinguistic influences in the acquisition of English as a third language in the Brazilian context: an investigation. In: Workshop New perspectives on crosslinguistic influence in language learning. 2012.


KRAMER, Rossana; MOTA, Mailce Borges. Efeitos do bilinguismo precoce e tardio na memória de trabalh. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012.


JESUS, Daniela Brito de; MOTA, Mailce Borges. Uma abordagem psicolinguística da relação entre sistemas de memória e níveis de proficiência em L2. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012.


CARDOSO, Gisele Luz; MOTA, Mailce Borges. Integrating CALL and vocabulary acquisition in an ESP course: an exploratory study. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012.


BALTAZAR, Laura Mesquista; MOTA, Mailce Borges. Aquisição e processamento de verbos regulares e irregulares da língua inglesa como L1 e L2. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012.


MOTA, Mailce Borges. Aprendizagem de língua estrangeira (inglês) por longevos: aspectos cognitivos. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012.


MOTA, Mailce Borges. O léxico na mente/cérebro. In: I Simpósio Internacional de Lexicografia e Linguística Contrastiva. 2012.


RESENDE, Natália C. A.; MOTA, Mailce Borges. Presenting a methodological approach to study the neurocognition of gender morphology in Brazilian Portuguese. In: Language and Neuroscience Conference. 2012.


BALTAZAR, Laura Mesquista; MOTA, Mailce Borges. Frequency effects and the processing of verbal morphology by L1 and L2 speakers of English. In: Language and Neuroscience Conference. 2012.


JESUS, Daniela Brito de; MOTA, Mailce Borges. Investigating the relationship between memory systems and distinct levels of L2 proficiency: a psycholinguistic study. In: Language and Neuroscience Conference. 2012.


TOASSI, Pamela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. A influência translinguística na aquisição lexical do inglês como L3. In: I Simpósio Internacional de Lexicografia e Linguística Contrastiva. 2012.


KRAMER, Rossana; MOTA, Mailce Borges. (2011). Bilinguismo ao longo da vida: efeitos no controle executivo e na memória de trabalho. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. In: Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, Rio de Janeiro, 2011. Anais. […]. Rio de Janeiro, UFRJ, 2014, p. 1-24. [Trabalho completo publicado] [PDF]


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