Artigos

Nesta página encontram-se os artigos publicados em periódicos por membros do LabLing:


MOTA, Mailce Borges; DE ANGELI, Natália Pinheiro ; BIN, Pedro Ricardo ; RIGATTI, Pietra Cassol ; FREIXIELA ADAMCZYK, Pedro Vitor . Efeitos de priming estrutural no processamento de passivas em português brasileiro. Letrônica, v. 16, p. e44446, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44446


DE ANGELI, Natália Pinheiro ; MOTA, Mailce Borges . Cross-linguistic priming effects during the comprehension of the passive voice: two primes are enough. Ilha do Desterro, v. 76, p. 17-39, 2023. DOI:  https://doi.org/10.5007/2175-8026.2023.e94718


PIRES, Brenda Talissa ; MOTA, Mailce Borges ; RIGATTI, Pietra Cassol . Os efeitos da experiência com a leitura no processamento de frases na voz passiva por adultos: um estudo de priming estrutural. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v. 27, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.40818


DE CONTO, Luana ; SANCHEZ-MENDES, Luciana ; RIGATTI, Pietra Cassol . Quando o falante faz Linguística. Cadernos de Linguística, v. 3, p. e653, 2022. DOI: 10.25189/2675-4916.2022.V3.N2.ID653


RIGATTI, Pietra Cassol; ARÊAS DA LUZ FONTES, Ana Beatriz. Cognate and meaning frequency effects on homonym processing. International Journal of Bilingualism, v. 00, p. 136700692110607, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/13670069211060729 [PDF]


CARVALHO, Luiza de Melo; MOTA, Mailce Borges; RIGATTI, Pietra Cassol. Spelling-sound knowledge in the context of multilingualism: is lexical access selective or nonselective?. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, p. 22-36, 2022. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7387 [PDF]


BIN, Pedro Ricardo; MOTA, Mailce Borges. Pré-registro de estudos na linguística experimental. Cadernos de Linguística, v. 3, p. e616, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n1.id616 [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Crosslinguistic influence in the production of English as L3. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, Brasília, v. 20, p. 1-12, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.26512/rhla.v20i1.32893 [PDF]


ANGELI, Natália Pinheiro de; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. Syntactic priming effects during the comprehension of passive voice in Portuguese: Evidence from adult native speakers. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, Belo Horizonte, v. 26, p. 47-66, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.26.2.47-66 [PDF]


SOARES, Eduardo Correa; MOTA, Mailce Borges. O efeito das incongruências de concordância de gênero em pronomes anafóricos intersentenciais. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 63, p. e021027, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v63i00.8661592 [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira. O efeito de palavras cognatas no acesso lexical do inglês como terceira língua. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 40, n. esp. 2, p. 74-96, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p74 [PDF]


ANGELI, Natália Pinheiro de; BIN, Pedro Ricardo; RIGATTI, Pietra Cassol. O cérebro pronto para a linguagem. Revista da Abralin, Campinas, v. 19, n. 2, p. 1-6, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.25189/rabralin.v19i2.1532 [PDF-PT] [PDF-EN]


COMIOTTO, Ariela Fátima; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. Code-switching em bilíngues talian-português sob uma abordagem psicolinguística. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 4, p. 1121-1144, 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18570 [PDF]


RIGATTI, Pietra Cassol.; ARÊAS DA LUZ FONTES, Ana Beatriz. Relações entre experiência de leitura, habilidades linguísticas e acesso lexical na L2. Caderno de Letras, v. 39, p. 45-58, 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17350 [PDF]


JUSTINO, Julia Sabrina; MOTA, Mailce Borges. Processamento da Morfologia Flexional Verbal do Português Brasileiro: um estudo com rastreamento ocular. Diacrítica, Braga, v. 33, n. 2, p. 69-88, 2019. DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.381 [PDF]


COMIOTTO, Ariela Fátima; MARGOTTI, Felício Wessling. O uso dos róticos do português em contato com os dialetos italiano. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 41, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i2.48857 [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José; MOTA, Mailce Borges. Efeitos de uma intervenção voltada para a memória de trabalho de crianças em fase de alfabetização. ReVEL,  v. 17, n. 33, p. 206-230, 2019. DOI: http://www.revel.inf.br/files/3955bbb5840d1f57982f9396e0a39ad8.pdf [PDF]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. O processamento de phrasal verbs figurativos: Evidências de leitura de sentenças bilíngues. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v.  61, p. 1-23, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8654245 [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Semantic priming effects and lexical access in English as L3. Gragoatá, Niterói, v. 23, n. 46, p. 354-373. DOI: http://doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1133 [PDF]


BAUER, Brigitte L. M.; MOTA, Mailce Borges. Sobre a linguagem, a cognição e o cérebro: Uma entrevista com Peter Hagoort. Revista da Anpoll, v. 1, n. 45, p. 291-296, 2018. DOI: http://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1179 [PDF]


RESENDE, Natalia Carolina Alencar de; MOTA, Mailce Borges; SEUREN, Pieter. The Processing of Grammatical Gender Agreement in Brazilian Portuguese: ERP Evidence in Favor of a Single Route. Journal of Psycholinguistic Research, Florianópolis, v. 48, p. 01-18. DOI: https://doi.org/10.1007/s10936-018-9598-z [PDF]


WASSERMAN, Renata; CORSEUIL, Anelise Reich; BECK, Magali Sperling; MOTA, Mailce Borges; SILVEIRA, Rosane. A Journal’s journey across time and space: the importance of Ilha do Desterro within local, national, and transnational contexts. Ilha do Desterro, v. 71,  n. 1, p. 9-19. DOI: http://doi.org/10.5007/2175-8026 [PDF]


KUERTEN, Anna Belavina; SEGAERT, Katrien; HAGOORT, Peter; MOTA, Mailce Borges. Syntactic priming effects during comprehension signal syntactic processing difficulties in developmental dyslexia. 2018. Submetido. [PDF]


RESENDE, Natália Carolina Alencar de; MOTA, Mailce Borges. A behavioral study to investigate the processing routes of grammatical gender in Brazilian Portuguese. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 1367-1395, 2017. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.25.3.1367-1395 [PDF]


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. Processing of literal phrasal verbs by non-native and native speakers of English: an eye movement study. Letrônica, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 717-729, 2017. DOI: http://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26451 [PDF]


FOLDEN, Viviane; MOURA, Heronides; MOTA, Mailce Borges; ESTIVALET, Gustavo. Um experimento sobre a interpretação de metáforas: investigando o papel dos esquemas imagéticos, da semântica e do contexto. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 24, p. 7-34, 2016. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.1.7-33 [PDF]


PIRES, Mayra Monteiro; MOTA, Mailce Borges; PINHEIRO, Maria Madalena Canina. Os sistemas de memória de crianças portadoras do distúrbio do processamento auditivo (central). CoDAS, São Paulo, v. 27, p. 326-332, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152015018 [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Acesso lexical de bilíngues e multilíngues. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 37, p. 393-404. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25234 [PDF]


MOTA, Mailce Borges; BALTAZAR, Laura Mesquita. O processamento da morfologia flexional na L2: efeitos de frequência, proficiência, controle inibitório e memória de trabalho. Prolíngua, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 134-149, 2015. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. Sistemas de memória e processamento da linguagem: um breve panorama. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 205-215, 2015. DOI: https://doi.org/10.17074/2238-975X.2015v11n1p205 [PDF]


KRAMER, Rossana; MOTA, Mailce Borges. Effects of bilingualism on inhibitory control and working memory: A study with early and late bilinguals. Gragoatá, Niterói, v. 20, n. 38, p. 309-331, 2015. DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38 [PDF]


CONCEIÇÃO, Mariney Pereira; MOTA, Mailce Borges. Memória, crenças, experiências e estratégias de aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira (inglês) por adultos longevos. Contexturas, Belo Horizonte, v. 22, p. 96-135, 2014. [PDF]


TUMOLO, Celso Henrique; MOTA, Mailce Borges; BECK, Magali Sperling; CORSEUIL, Anelise Reich. Abordagens literárias sobre espaços geográficos e metaficcionais e diferentes práticas no ensino de língua inglesa. Estudos Anglo-Americanos, Florianópolis, v. 43, p. 5-10, 2015. [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Variação na concordância verbal em P6 na fala de Florianopolitanos da praia dos ingleses. DLCV – Língua, Linguística & Literatura, João Pessoa, v. 11, p. 53-74, 2014. [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. English as a third language in the Brazilian context: An investigation on crosslinguistic influences. Revista Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 557-578, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.27564 [PDF]


RESENDE, Natália Carolina Alencar de; MOTA, Mailce Borges; GESUALI-MANHÃES, Aline. Armazenamento vs. decomposição do gênero gramatical do português: um estudo eletrofisiológico. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. 10, p. 256-276, 2014. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4590 [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Memória lexical e semântica de bilíngues. Letrônica, Porto Alegre, v. 7, p. 47-65, 2014. DOI: http://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16137 [PDF]


WEN, Zhisheng; MCNEILL, Arthur; MOTA, Mailce Borges. Language Learning Roundtable: Memory and second language acquisition. Asian Journal of English Language Teaching, Hong Kong, v. 47, n. 2, p. 262-265, 2014. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444813000530 [PDF]


WEN, Zhisheng; MOTA, Mailce Borges; MCNEILL, Arthur. Working memory and SLA: towards an integrated theory. Asian Journal of English Language Teaching, Hong Kong, v. 23, p. 1-18, 2013. [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. As características cognitivas e comportamentais de crianças com baixa memória de trabalho. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, p. 463-480, 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15456 [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José; PEREIRA, Miriam Mara de Araújo. Aspectos cognitivos na aprendizagem da leitura. Revista Memento, Três Corações, v.  4, p. 1-24, 2013. [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Diferentes olhares para os processos de aquisição da linguagem. Revista Trama, Cascavel, v. 9, p. 143-161, 2013. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8251 [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Memória de trabalho e processo de envelhecimento. Psicologia Revista, São Paulo, v. 22, p. 43-59, 2013. [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Pensando sobre a estrutura e organização da resenha crítica. Revista de Letras, Curitiba, v. 15, n. 17, p. 01-15, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/rl.v15n17.2384 [PDF]


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Transferência linguística no nível sintático na produção do inglês como terceira língua. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 21, p. 1-13, 2013. 


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. A aprendizagem do léxico em inglês como terceira língua: um estudo sobre as influências translinguísticas. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 12-32, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p12 [PDF]


MOTA, Mailce Borges; WEN, Zhisheng; MCNEILL, Arthur. Working Memory and SLA: Towards an Integrated Theory. Asian Journal of English Language Teaching, Hong Kong, v. 23, p. 1-18, 2013. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; RESENDE, Natália. Metodologia da pesquisa em psicolinguística: desenvolvimento de uma ferramenta para a geração automática de pseudoverbos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, p. 100-107, 2013. [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Diferenças na concordância verbal na narrativa de crianças de níveis socioculturais distintos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, p. 557-583, 2012. DOI: http://doi.org/10.1590/S1984-63982012000300007 [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Gramática, significado e cognição: relação entre linguagem e mente. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 7, p. 140-154, 2012. [PDF]


MASCARELLO, Lidiomar José. Memória de trabalho: que importância tem na aprendizagem e no processamento da linguagem? Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 13, p. 87-105, 2012. DOI: http://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n3p87 [PDF]


FINARDI, Kyria.; MOTA, Mailce Borges. The acquisition of a syntactic structure in L2 speech: The role of working memory capacity. Revista de Linguística Teórica y Aplicada, Concépcion, v. 50, p. 119-138, 2012. DOI: http://doi.org/10.4067/S0718-48832012000100006 [PDF]


CARDOSO, Gisele Luz; MOTA, Mailce Borges. O ensino de inglês como língua estrangeira mediado por computador: uma apreciação crítica de estudos recentes conduzidos no Brasil. Estudos Anglo-Americanos, Florianópolis, v. 35, p. 111-136, 2011. [PDF]


XHAFAJ, Donesca Cristina Puntel; MOTA, Mailce Borges. Can metalinguistic awareness explain a connection between L1 literacy and L2 proficiency level in literate adults? Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 60, p. 189-246, 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2011n60p189 [PDF]


WEISSHEIMER, Janaina; MOTA, Mailce Borges. Working memory capacity and lexical density in L2 speech production. Organon, Porto Alegre, v. 51, p. 267-287, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.28843 [PDF]


MOTA, Mailce Borges. Introduction: Recent developments in SLA. Ilha do Desterro,  Florianópolis, v. 60, p. 9-14, 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2011n60p001 [PDF]


MOTA, Mailce Borges; BUCHWEITZ, Augusto. Frontiers of cognitive neuroscience: An interview with Marcel Just. Diacrítica, Braga, v. 24, p. 289-302, 2010. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; XHAFAJ, Donesca Cristina Puntel; Cardoso, G. L. (2009). Literacy in Brazil: A systematic research synthesis of recent studies. Fragmentos, Florianópolis, v. 37, p. 109-129, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/27392 [PDF]


FIGUEIREDO, Eduardo H. Diniz de; MOTA, Mailce Borges. L2 speech production in the classroom: The effects of treating speaking in its own right. Intercâmbio, São Paulo, v. 19, p. 101-124, 2009. [PDF]


WEISSHEIMER, Janaina; MOTA, Mailce Borges. Individual differences in working memory capacity and the development of L2 speech production. Issues in Applied Linguistics, Los Angeles, v. 17, p. 93-112, 2009. DOI: https://doi.org/10.5070/L4172005115 [PDF]


MOTA, Mailce Borges; AZEREDO, Flávia. Aprendizagem de L2, motivação e identidade: um estudo com brasileiros que residem no exterior. Cadernos do IL, Porto Alegre, v. 38, p. 22-42, 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.24981 [PDF]


PREBIANCA, Gicele Vergine Vieria; MOTA, Mailce Borges; CARDOSO, Gisele Luz; SOUZA, Cecilia W. de. Investigating pre-task planning time in L2 speech production. MOARA, Belém, v. 30, p. 169-196, 2008. DOI: http://doi.org/10.18542/moara.v2i30.3381 [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota; MENDONÇA, Daniela Malheiros. Working Memory Capacity and the Retention of L2 Vocabulary. Leitura, Maceió, v. 39, p. 56-73, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.28998/0103-6858.2007v1n39p55-74 [PDF]


PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira; FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Communication strategies and foreign language speech production. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 165-198, 2007. DOI: http://doi.org/10.1590/S1984-63982007000200008 [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota; BERGSLEITHNER, Joara Martin. The relationship among individual differences in working memory capacity, noticing, and L2 speech production. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 52, p. 40-53, 2007. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.22 [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota; PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira; PIRES, Ana Paula de Oliveira. Lexical access in speech production: A brief literature review. Matraga, Rio de Janeiro, v. 19, p. 15-32, 2006. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota; XHAFAJ, Donesca Cristina Puntel; FINARDI, Kyria. The design and implementation of a task cycle in a regular EFL class: a case study. Glauks, Viçosa, v. 6, p. 55-7, 2006. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota; ZIMMER, Márcia Cristina. Cognição e aprendizagem de L2: o que nos diz a pesquisa nos paradigmas simbólico e conexionista. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 155-187, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982005000200008 [PDF]


D’ELY, Raquel Carolinha Silva Ferraz; FORTKAMP, Mailce Borges Mota. A teoria, o livro didático e o professor: uma análise da implementação de tarefas orais em LE. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 65-98, 2004. [PDF]


D’ELY, Raquel Carolina Souza Ferraz; FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Refletindo sobre materiais: uma das tarefas do professor. Intercâmbio, São Paulo, v. 12, 155-163, 2003. [PDF]


SILVA, Marimar da; FORTKAMP, Mailce Borges Mota. A prática pedagógica de um professor de segunda língua. Intercâmbio, São Paulo, v. 12, 135-143, 2003. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Working memory capacity and fluency, accuracy, complexity, and lexical density in L2 speech production. Fragmentos, Florianópolis, v. 24, p. 69-104, 2003. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Learning & Awareness: A review. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 38, p. 177-182, 1999. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Working memory capacity and aspects of L2 speech production. Communication and Language, Bélgica, v. 32, p. 259-296, 1999. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Measures of working memory capacity and L2 oral fluency. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 35, p. 201-238, 1998. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Integrating applied linguistics and cognitive science: A study of human memory and L2 oral fluency. Intercâmbio, São Paulo, v. 6, p. 323-335, 1997. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Verifying the Productivity of Toury’s Descriptive Model. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 247-260, 1996. [PDF]