Capítulos em livros

Nesta página encontram-se os capítulos em livros publicados por membros do LabLing:


WISINTAINER, Danielle dos Santos; MOTA, Mailce Borges. O processamento da linguagem formulaica durante a compreensão escrita por bilíngues. In: LIMBERGER, Bernardo Kolling; TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; KLEIN, Angela Ines. (Org.). Bilinguismo e leitura: contribuições da psicolinguística. 1. ed. Campinas: Pontes editores, 2023. p. 191-213. [PDF]


RIGATTI, Pietra Cassol; CUI, Xin; PUGH, Kenneth; MOTA, Mailce Borges; BUCHWEITZ, Augusto. Brain foundations for learning to read. In: VERHOEVEN, Ludo; NAG, Sonali; PERFETTI, Charles; PUGH, Kenneth. (Org.). Global Variation in Literacy Development. 1. ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2023. p. 1-31. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; RIGATTI, Pietra Cassol; TOASSI, Pâmela Freitas Pereira. Acesso lexical não seletivo em bilíngues: o movimento dos olhos como evidência. In: GABRIEL, Rosângela; RIESS, Adriana Blanco. (Org.). Eye tracking na pesquisa em leitura no Brasil. 1. ed. Campinas: Pontes, 2023. p. 131-159. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; MORAES, A. M. A identificação visual da palavra na dislexia do desenvolvimento: o processamento morfológico é facilitador?. In: PEREIRA, Vera Wannmacher; BARBEIRO, Luís Filipe; GUARESI, Ronei; FORNECK, Kári Lúcia. (Org.). Ensino da compreensão leitora e da produção escrita: unidades linguísticas em interação com foco na frase. 1. ed. Vitória da Conquista: Fonema e Grafema, 2023. p. 214-236. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. O que é dislexia?. In: OTHERO, Gabriel de Ávila; FLORES, Valdir do Nascimento. (Org.). O que sabemos sobre a linguagem. 1. ed.São Paulo: Parábola, 2022. p. 187-192. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. A aquisição de estruturas complexas em L2: contribuições dos paradigmas de priming sintático e de efeitos de frequência. In: FINARDI, Kyria Rebeca; et al. (Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019. p. 299-316. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; WEISSHEIMER, Janaína; JESUS, Daniela Brito de; SOARES, Eduardo Correa. Potenciais relacionados a eventos no estudo do processamento da linguagem. In: MOTA Mailce Borges; NAME, Cristina. (Org.). Interface linguagem e cognição: contribuições da Psicolinguística. Tubarão: Copiart, 2019. p. 329-346. [PDF]


D’ELY, Raquel Carolina Ferraz.; MOTA, Mailce Borges; BYGATE, Martin. Strategic planning and repetition as metacognitive processes in task performance. In: WEN, Edward Zhisheng; AHMADIAN, Mohammad Javad. (Org.). Researching L2 Task Performance and Pedagogy: In honour of Peter Skehan. Amsterdam: John Benjamins, 2019. p. 199-228. [PDF]


BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges; NAME, Cristina. Linguagem: das primeiras palavras à aprendizagem da leitura. In: LENT, Roberto; BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. São Paulo: Atheneu, 2018. p. 119-131. [PDF]


LENT, Roberto; MOTA, Mailce Borges; BUCHWEITZ, Augusto. Mais ciência para a educação dos brasileiros. In: LENT, Roberto; BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. São Paulo: Atheneu,  2018. p. 21-24. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; MASCARELLO, Lidiomar José; BUCHWEITZ, Augusto. Memória de trabalho e dificuldades de aprendizagem da leitura no 2o. ano do ensino fundamental: os resultados de uma intervenção. In: MAIA, Marcus. (Org.). Psicolinguística e Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 173-195. [PDF]


RECH, Núbia Ferreira; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane; MARCHESAN, Ani Carla; MOTA, Mailce Borges; JESUS, Daniela Brito de; SOUZA, Carla Verônica Damato de; FELICIO, Adriana Rocha. Fenômenos linguísticos do português brasileiro sob uma perspectiva formal. In: BUTTURI JUNIOR, Atilio; et al. (Org.). Estudos indisciplinares de língua, literatura e tradução. Curitiba: CRV, 2017. p. 219-313. [PDF]


MONAWAR, Monica; et al. Gramática e Ensino de Línguas. In: BUTTURI JUNIOR, Atilio; et al. (Org.). Estudos indisciplinares de língua, literatura e tradução. Curitiba: CRV, 2017. p. 415-430. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; SOUZA, Amarildo Lemes de Souza. A aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira em contextos instrucionais por aprendizes iniciantes: o papel da memória de trabalho. In: SEIDE, Márcia Sipavicius. (Org.). Léxico e Ensino de Línguas na sala de aula, no livro didático, no dicionário e na memória do aprendiz. Cascavel: EDUNIOESTE, 2016. p. 103-120.  [PDF]


TAGARELLI, Kaitlyn M.; MOTA, Mailce Borges; REBUSCHAT, Patrick. Working memory, learning conditions and the acquisition of L2 syntax. In: WEN, Edward Zhisheng; MOTA, Mailce Borges; MCNEILL, Arthur. (Org.). Working Memory in Second Language Acquisition and Processing. Bristol: Multilingual Matters, 2015. p. 224-247. [PDF]


WEN, Edward Zhisheng; MOTA, Mailce Borges; MCNEILL, Arthur. Introduction and Overview. In: WEN, Edward Zhisheng; MOTA, Mailce Borges; MCNEILL, Arthur. (Org.). Working Memory in Second Language Acquisition and Processing. Bristol: Multilingual Matters, 2015. p. 1-14. [PDF]


BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. Que ideia foi esta de linguagem e cognição: processamento, aquisição e cérebro?. In: BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Linguagem e Cognição: processamento, aquisição e cérebro. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. p. 7-9. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; JESUS, Daniela Brito de. A relação entre sistemas de memória e linguagem: insights a partir de um estudo com falantes não nativos. In: BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Linguagem e Cognição: processamento, aquisição e cérebro. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. p. 235-248. [PDF]


SOUZA, Amarildo Lemes de; MOTA, Mailce Borges. Capacidade de memória de trabalho e aquisição de vocabulário de língua estrangeira por crianças. In: NADIN, Odair Luiz.; FERREIRA, Anise de Abreu Gonçalves D’orange.; FARGETTI, Cristina Martins. (Org.). Léxico e ensino. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2015. v. 1, p. 111-118. [PDF]


MOURA, Heronides; MOTA, Mailce Borges; SANTANA, Ana Paula. Introdução. In: MOURA, Heronides; MOTA, Mailce Borges; SANTANA, Ana Paula. (Org.). Cognição, Léxico e Gramática. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2012. v. 1, p. 11-16. [PDF]


BURIGO, Henrique; MOTA, Mailce Borges; MOURA, Heronides. Contextualizando a metáfora: panorama de uma década de pesquisa neurolinguística. In: MOURA, Heronides; MOTA, Mailce Borges; SANTANA, Ana Paula. (Org.). Cognição, Léxico e Gramática. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2012. v. 1, p. 235-254. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. As assinaturas neurais da aquisição e processamento da morfologia flexional em L2. In: MOURA, Heronides; MOTA, Mailce Borges; SANTANA, Ana Paula (Org.). Cognição, Léxico e Gramática. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2012. v. 1, p. 219-233. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. Aprendizagem e ensino de inglês como L2 em retrospectiva: as contribuições do PPGI. In: FUNCK, Susana Bornéo. (Org.). História e memória: 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC/CCE/PGI, 2011. p. 105-114. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; BERGSLEITHNER, Joara Martin; WEISSHEIMER, Janaína. Situando a pesquisa sobre a produção oral em LE. In: BERGSLEITHNER, Joara Martin; WEISSHEIMER, Janaina; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Produção Oral em LE: Múltiplas Perspectivas. Pontes Editores, 2011 v. 19, p. 7-17. [PDF]


MOTA, Mailce Borges; SCHADECH, Thaís Suzana; CARDOSO, Gisele Luz. Implementação de tarefas orais em inglês no ensino fundamental: uma experiência. In: BERGSLEITHNER, Joara Martin; WEISSHEIMER, Janaina; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Produção Oral em LE: Múltiplas Perspectivas. Pontes Editores, 2011 v. 19, p.237-260. [PDF]


CARDOSO, Gisele Luz.; MOTA, Mailce Borges. Aprendizagem de vocabulário em L2 apoiada por tecnologias: panorama breve da literatura. In:  DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Discussões em Torno do Ensino e da Aprendizagem de Vocabulário de Língua Estrangeira e o Uso de Dicionários como Ferramentas Didáticas. Londrina: UEL, 2011. p. 13-31. [PDF]


VALLE, Angelica Del; MOTA, Mailce Borges. O papel da compreensão e da produção do insumo na aprendizagem do léxico em L2. In:  DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri; MOTA, Mailce Borges. (Org.). Discussões em Torno do Ensino e da Aprendizagem de Vocabulário de Língua Estrangeira e o Uso de Dicionários como Ferramentas Didáticas. Londrina: UEL, 2011. p. 35-49. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. Interlanguage development and L2 speech production: how do they relate?. In: SCLIAR-CABRAL, Leonor. (Org.). Psycholinguistics scientific and technological challenges. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 220-227. [PDF]


RODRIGUES, Rosângela Schwarz; MOTA, Mailce Borges. Comunicação científica em educação a distância. In: ALONSO, Kátia Morosov; RODRIGUES, Rosângela Schwarz; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. (Org.). Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá: Central de Texto: EdUFMT, 2009. p. 17-31. [PDF]


MOTA, Mailce Borges. Aspectos cognitivos da aprendizagem de LE: entendendo a memória de trabalho. In: SILVA, Kleber Aparecido da; ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Org.). Perspectivas de investigação em Lingüística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2008. p. 267-284. [PDF]


FORTKAMP, Mailce. Produção oral e aquisição de L2: cognição e ensino. In: MATZENAUR, Carmen Lúcia Barreto; et al. (Org.). Estudos da linguagem VII Círculo de estudos lingüísticos do sul. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 223-234. [PDF]


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras. In: COSTA, Maria José Damiani; et al. (Org.). Línguas: ensino e ações. Florianópolis: UFSC/NUSPPLE, 2002. p. 161-169. [PDF]


XAVIER, Rosely Perez; FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Introduction. In: XAVIER, Rosely Perez; FORTKAMP, Mailce Borges Mota. (Org.). EFL Teaching and Learning in Brazil: Theory & Practice. Florianópolis: Insular, 2001. p. 11-15. [PDF]