Dissertações

Nesta página encontram-se as dissertações defendidas por membros do LabLing:


PIRES, Brenda Talissa. Os efeitos da experiência com a leitura no processamento de sentenças passivas por adultos: um estudo de priming sintático. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. [PDF]


ANGELI, Natália Pinheiro de. What can cross-linguistic priming effects tell us about bilingual language processing?: a study with late Brazilian Portuguese- English bilinguals. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234792


MICHELS, Jefferson. Explorando os efeitos do Yoga na aprendizagem de alemão como L2: foco no vocabulário na perspectiva psicolinguística. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234644


FERREIRA, Bruno Mello. Phonological awareness and L2 vocabulary learning: an analysis of assessment tests. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230942


SANTOS, Fabiana Osvaldete dos. Bridging the gap between working memory capacity and anaphora resolution: the processing of subject and object pronouns in L2 by low proficiency learners. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231062


COMIOTTO, Ariela Fátima. Te parli piú talian ou português? O fenômeno de code-switching em falantes bilíngues de língua de herança sob a abordagem psicolinguística. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215826


DOS SANTOS, Francineide Fátima Davies. Syntactic priming effects during the oral production of English as L2. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214686


FELICIO, Adriana Rocha. Cross-linguistic syntactic priming effects in sentence comprehension: A study with brazilian portuguese-bilinguals. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189175


SANTOS, Monique Pinheiro dos. Os efeitos de priming sintático intra e translinguístico no processamento de francês como L2. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185517


WISINTAINER, Danielle dos Santos. The processing of phrasal verbs by nonnative and native speakers of English: an eye movement study. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168144


MORAES, Angela Mafra de. O processamento da morfologia derivacional durante o reconhecimento visual de palavras por disléxicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169617


SOUZA, Amarildo Lemes de. Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160546


BANDEIRA-HAAG, Luana Alves. The role of typology and proficiency in L2 processing of Brazilian Portuguese and English verbal morphology: an eye-movement study. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Linguísticos e Literários) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina,  Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169618


NOGUEIRA, Viviani Catia. Effects of Noticing on the Oral Output in English as a Foreign Language. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Linguísticos e Literários) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129033


PIRES, Mayra Monteiro. Avaliação da consciência fonológica e dos sistemas de memória em crianças portadoras do distúrbio do processamento auditivo (central). 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122916


JESUS, Daniela Brito de. The effect of L2 proficiency on the declarative and procedural memory systems of bilinguals: a psycholinguistic study. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106573


TOASSI, Pâmela Freitas Pereira. Crosslinguistic influences in the acquisition of English as a third langauge: an investigation. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100578


BALTAZAR, Laura Mesquita. Frequency effects and the processing of verbal morphology by L1 and L2 speakers of English. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
Disponível em: 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100633


PERRINO, Mariana Beatriz. The effects of age and proficiency on verbal morphological processing in English as L1 and L2. 2012. Dissertação (Mestrado em Letra/Inglês e Literatura Correspondentes) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96342


KRAMER, Rossana. Effects of bilingualism on inhibitory control and working memory: a study with early and late bilinguals. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96068


HINING, Josiane Basso. Learning difficulty, L2 proficiency, and implicit and explicit knowledge: a replication study. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93704


KUERTEN, Anna Belavina. Assessing speech production in English as a foreign language: an analysis of international proficiency tests and guidelines. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93736


MACHADO, Fernanda Ramos. The use of ICT tools in undergraduate English language programmes: beliefs of professors and students. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93113


LEMES, Gabriela de Almeida. EFL CD-ROMs: mapping the types of language activities in digital media. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91415


FERREIRA, Juliana Kumbartzki. The effects of role-play tasks on efl learners’ oral fluency. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
Disponível em: 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91558


FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Diniz de. Treating speaking in its own right: an exploratory study. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90661


XHAFAJ, Donesca Cristina Puntel. Pause distribution and working memory capacity in L2 speech production. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88726


ROSSI, Lisiane. The impact of strategy instruction on L2 learners’ oral performance: investigating metacognitive learning strategies. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
Disponível em: 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88550


VIGANÓ, Célia Regina. Listening to academic lectures: a comparison of two groups of EFL learners. 2005 Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102451


MORISAWA, Sanae Jomori. Compliments and responses to compliments produced by brazilian learners of English. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101952


MASSAROLLO, Juliane. Talking and Testing: Assessment of Letras EFL students’ oral performance at UFSC. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. [PDF]


PASSARELLA, Leonice. Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of EFL students with language learning difficulties. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88020


VALLE, Angelica Reyes Del. Investigating the effects of modified input and pushed output on the comprehension and acquisition of L2 vocabulary. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86962


TAVARES, Maria da Glória Guará. A matter of style: Looking at L2 teachers’ teaching styles from the perspective of learning styles. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Disponível em: 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86971


SILVEIRA, Maria Conceição Klober da. Effects of task familiarity on L2 speech production. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88052


VÁSQUEZ, Fabiana Boos. L2 learners’ oral performance on independent and integrated tasks. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86928


PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira. Communication strategies and L2 speech production. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/87408


SCHADRACK, Jorge Humberto. Test usefulness in the EFL extension program at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): an analysis. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87443


SILVA, Marimar da. Constructing the teaching process from inside out: how preservice teachers make sense of their perceptions of the teaching of the 4 skills. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86366


MENDONÇA, Daniela Malheiros. Working memory capacity and the retention of L2 vocabulary. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85232


FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Working memory capacity and fluent L2 speech production. 1995. Dissertação (Mestrado em Inglês) – Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.